Por que os gatos gostam mais de algumas pessoas do que de outras?

Por Amber King, do portal IHeartCats
Tradução e adaptação por Fernanda Francoh (Cat Care)

Foto: Reprodução/Portal I Heart Cats

Gatos são conhecidos por serem exigentes quando o assunto são as pessoas que escolhem ter por perto. Quando você finalmente ganha a confiança de um gato, é uma sensação maravilhosa. As pessoas disputam para ocupar o primeiro lugar no coração de um gato, mas nem todos conseguem essa posição privilegiada.

A pessoa que os alimenta e limpa a bandeja sanitária nem sempre é quem eles preferem. Pode parecer injusto, mas para o seu gato se relacionar com os humanos vai muito além de ter as necessidades básicas atendidas. Eles são animais independentes, e quando escolhem uma pessoa em especial eles com certeza estão pensando muito além de onde eles terão a próxima refeição.

Território pessoal

Foto: Reprodução/Portal I Heart Cats

Gatos são conhecidos como seres temperamentais: eles desejam o que desejam apenas quando desejam. Na maioria dos casos, a pessoa mais capaz de compreender essas mudanças de humor é a pessoa mais apta a ganhar o coração do gato. Gatos não reagirão com simpatia a alguém que os encurrale em um canto, por exemplo, ou que queira chamar sua atenção num momento em que não estão na vibe de interagir.

Você terá mais chance de ter uma boa relação com seu gato se permitir que ele esteja no controle. Gatos gostam de pessoas que respeitam o espaço deles. Depois, quando o humor deles melhora, eles presenteiam você com atenção.

Personalidade

Foto: Reprodução/Portal I Heart Cats

Assim como as pessoas, os gatos também têm um temperamento singular. Alguns estão sempre prontos pra brincar e outros se sentem mais confortáveis com a quietude. Mas, independente de como eles sejam, gatos escolhem as pessoas com o temperamento mais parecido com o seu.

Gatos são grandes observadores: eles sabem quem na família é engraçado, quem é mais silencioso, quem é entediante, e sabem quem é barulhento e intimidador. Eles vão se aproximar da pessoa com o temperamento mais parecido com o deles e vão agir de forma mais indiferente em relação às outras pessoas.

Confiança

Foto: Reprodução/Portal I Heart Cats

Se o seu gato foi resgatado das ruas e você está tendo dificuldades em se conectar com ele, pode ser que haja coisas do passado dele interferindo na relação de vocês. Ele pode ter tido uma experiência ruim com uma pessoa do mesmo gênero que você, altura, idade ou mesma cor de cabelo. Você pode ter feito tudo certo, mas por conta dessas similaridades, fica difícil para ele desassociar você da referência de pessoa não confiável que ele vivenciou no passado.

O mesmo conceito vale para o caso de você ter feito algo de que o seu gato não gosta: tropeçado no seu rabo muitas vezes, tê-lo tratado de forma rude, ou forçado abraços e apertões – tudo isso o seu gato se lembrará. Gatos escolhem seus humanos favoritos baseados em quem eles podem confiar. Se você foi deixado de fora, pode ser que suas ações do passado tenham sido responsáveis por esse comportamento.

Raça

Foto: Reprodução/Internet



Muitos especialistas em comportamento felino dizem que há gatos de certas raças que só têm um humano favorito. Eles afirmam que raças como o Bengal, o Siamês, o Himalaio e o Norueguês da Floresta são exemplos de gatos de uma pessoa só. Ou seja, uma vez que gostem de alguém em especial, não se interessam em se conectar com mais ninguém.

Claro que todos os gatos – independentemente da raça – são únicos. Os gatos sem raça definida ou de raças mistas são tão propensos a ter seus favoritos como os seus primos de raça pura. Na realidade, é mais uma questão de estado de espírito, em que o felino se sente satisfeito com um determinado tipo de interação, que faz com que o gato não sinta necessidade de buscar outras relações.

Não ser o humano número 1 do seu gato pode ser frustrante, mas o fato de você não ser o favorito não quer dizer que ele não se importa com você. Eles podem escolher o colo de outra pessoa ao invés do seu e reagir diferente quando você os chama pra brincar, mas você tem um papel vital na dinâmica familiar deles. Tente interagir com eles de forma mais relaxada para ganhar sua atenção, e você quem sabe ocupe um novo lugar no coração deles.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: