Saiba por que seu gato adora dormir na sua cadeira

Por Dra Kathryn Primm (do portal iHeartCats)
Tradução e adaptação por Fernanda Francoh (Cat Care)

Você já foi se sentar e ao encostar na cadeira deu de cara com seu gatinho olhando pra você com ares de preguiça? Parece que a sua cadeira predileta é também a favorita dele. Por que será?

4f2a7d3beebc2e21f41c74291ef963df
Foto: Reprodução/ Pinterest

Você escolheu essa cadeira porque é confortável pra você, mas o seu gato não tem o seu tamanho. Talvez você goste dessa cadeira porque fica mais fácil para ver TV ou mais perto de uma mesa onde você pode pegar sua bebida. Mas o seu gato não está nem aí pra essas conveniências – as razões dele são outras.

O seu gato provavelmente prefere a cadeira em que você normalmente se senta porque tem o seu cheiro ali. É possível ainda que haja um “buraco” onde você e sua família estão acostumados a se sentar e é justamente aí que o seu gato gosta de ficar. A  mensagem contida nesse cheiro é algo que o seu gato reconhece. Sua cadeira favorita está impregnada com seu cheiro e o seu gato entende como se você tivesse marcado o lugar como “seguro”. E se você acabou de sentar na cadeira, ela ainda está quente e os gatos amam lugares quentes e macios.

Por que o seu gato precisa se sentir seguro?

Foto: Reprodução/Portal I Heart Cats

Os gatos sabem que são relativamente pequenos e mais vulneráveis considerando o contexto do mundo animal. Embora eles sejam caçadores por natureza, eles sabem que também poderiam ser presas, então para seus lugares de descanso os gatos escolherão locais protegidos e seguros. Para os animais, é uma questão de prudência escolher um lugar protegido enquanto descansam e estão vulneráveis. As cadeiras geralmente possuem encosto, então o seu gato sabe que terá que se defender apenas pelos lados e pela frente, e a cadeira defende atrás.

Sentir-se cercado e seguro permite que seu gato relaxe. Ele não precisa se preocupar com algo surgindo de trás. Ele pode dormir nesse local protegido e familiar, seguro o suficiente. E além disso, por causa do cheiro impregnado na cadeira, ele sabe que você e sua família já marcaram o lugar como seguro e é uma área declaradamente pertencente ao território familiar.

Nós todos sabemos que, uma vez que um gato escolhe uma cadeira para se aconchegar, nós devemos procurar um novo lugar para nos sentarmos, já que ninguém aqui quer perturbar o cochilo do gatinho…

Leia outros artigos:

8 cuidados para deixar seu gato idoso mais feliz

Gateiros também viajam. Saiba como garantir o conforto do seu gatinho enquanto você viaja

Como escolher o melhor tipo de areia sanitária para o seu gato em 5 passos

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: